segunda-feira, 9 de junho de 2014

VK NA NOVA ARENA DO GRÊMIO

Arena Grêmio na noite da sua inauguração. (Foto: Divulgação)

A VK visitou em Porto Alegre o mais moderno complexo multiuso da América Latina, a Arena do Grêmio!
Um espaço ideal para vários tipos de eventos tanto culturais, sociais como principalmente esportivos.
Uma arena toda especial, com tecnologia de ponta e ambientes sofisticados.
Bom, vamos lá... passo a passo de como funciona a Arena: São 6 acessos para estacionamento, 14 elevadores para o público em geral, 4 rampas de acesso para o mezanino, mais de 600 vagas de estacionamento exclusivas para áreas dos camarotes e cadeiras gold. Além de certificação LEED, que garante ambiente interno mais saudável contribuindo para a melhoria da qualidade e do conforto térmico.
Pesquisando melhor a respeito, conheci a empresa que forneceu as estruturas metálicas da cobertura da Arena. É uma empresa portuguesa que chama-se Martifer. As estruturas custaram cerca de R$ 32,6 milhões no ano de 2012 com aproximadamente 2.720 t de estrutura metálica. Os operários foram da construtora OAS e as obras foram iniciadas em setembro de 2010. No início de agosto, foi finalizada a estrutura de concreto do estádio, que terá também um centro de convenções, hotel e shopping center.
Confira as fotos do site da Martifer:

(Foto: Martifer)


(Foto: Martifer)


Arena em construção. (Foto: Martifer)


Parte interna da Arena. (Foto: Martifer)
 Sobre a cobertura de estrutura metálica da Arena, são 3200 t que foram instaladas em blocos, ao todo são 96 módulos de sustentação. Com cor clara e de alta refletividade reduzindo a carga térmica da construção, a cobertura segue as orientações ambientais necessárias para obter a certificação LEED concedida pela USGBC (US Green Building Council), a mais utilizada no cenário mundial que reconhece empreendimentos sustentáveis.
Na cobertura, foi também colocada uma borda interna feita de policarbonato alveolar azul, que além da função estética, permitirá a passagem de luz para o campo.
O sistema é composto por uma telha metálica do tipo trapezoidal no formato de ondas. Sobre esta telha foi instalada uma lã de isolamento de 63,5 mm de espessura, além de uma telha superior zipada para unir as camadas. O objetivo deste sistema é promover a proteção acústica e o isolamento térmico da arena.
A estrutura é visível para quem transita pela Freeway, é simplesmente lindo!
 
 


 
 
 
 


 
 
 
 
 
É isso pessoal, espero que tenham gostado! Dessa vez só foi possível fotografar a parte externa da Arena, pois não estava aberto para visitantes nesse dia, motivo pelo qual a FIFA pegou as "chaves" (risos). Certamente não faltará oportunidades para prepararmos uma próxima postagem com todos detalhes da parte interna também. Obrigada e até mais!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário