terça-feira, 5 de agosto de 2014

HOTEL DE GELO NA SUÉCIA, "LUXO ABAIXO DE ZERO"

 
Um dos ambientes do Hotel de Gelo, móveis talhados do gelo por artistas.
 
"Hotel na Suécia é construído anualmente com neve e gelo retirado das águas congeladas do rio Torne"    
 
Todos os anos, um hotel é erguido com mais de 4 mil toneladas de gelo e neve em Jukkasjärvi, na Suécia, a 200 quilômetros do círculo polar ártico. O Hotel de Gelo possui 25 suítes, 60 dormitórios, cinema e bar, e recebe seus hóspedes no período de dezembro a abril. Construído desde 1990, o hotel já conta com uma filial no Canadá.
 
Apesar da primeira impressão que um hotel construído na neve pode dar, o Hotel de Gelo recebe com “muito calor” e classe seus hóspedes. Fora do hotel, a temperatura média é de 25º C negativos; na parte interna, bem mais “quente”, são 4º C abaixo de zero. A temperatura ambiente é mantida devido à espessura do gelo, e os hóspedes ainda podem se aquecer próximo às lareiras e relaxar nas saunas e banheiras de hidromassagem.
 
O Icebar com iluminação, ambientação especial e copos feitos de gelo.
Todos os anos, o exótico hotel sueco é construído quando a temperatura média alcança 3º C negativos. São consumidas em média cinco semanas para que os artistas ergam a estrutura em uma área de mais de cinco mil metros quadrados. Tudo no hotel é feito do gelo, inclusive as camas, mesas e as esculturas que decoram os ambientes, tudo talhado a partir de grandes blocos congelados.
 
Jogos de luzes coloridas são projetados por artistas para complementar a decoração, criando áreas diferenciadas em um ambiente em que, naturalmente, a cor branca é predominante. No Absolut Icebar do Hotel de Gelo, que existe desde 1994, as luzes provocam um efeito especial e dão ao lugar um aspecto futurista. Cada detalhe do bar, com seus traços modernos talhados no gelo e onde até os copos são feitos de gelo, torna-o um dos pontos de encontro preferidos pelos hóspedes.
 
Nos quartos e suítes do curioso hotel, as camas, grandes blocos de gelo, são cobertas com camadas de couro de rena, onde são acomodados sacos de dormir high-tech. Embora seja difícil de acreditar, os apaixonados pelo programa garantem que não sentem frio durante o sono. Além de representar uma atração por si só, o hotel organiza programações repletas de diversão para os hóspedes, como pesca no gelo, passeio de trenós puxados por cães e esqui.
 
Nos quartos do Hotel de Gelo as camas possuem cobertura de couro de rena.
 
O sucesso do Hotel de Gelo da Suécia estimulou a criação, de um segundo endereço, em 2000, no Canadá. A trinta minutos do centro de Quebec, ocupa um espaço de 3 mil metros quadrados e consome quinze mil toneladas de gelo e neve a cada ano. Aberto aos clientes entre janeiro e abril, possui espaço para festas de empresas, centro de exposições, cinema e uma capela onde podem ser realizados casamentos.
 
Durante a primavera, toda a construção do Hotel de Gelo da Suécia se derrete, e as águas retornam para o rio Torne, de onde foram retirados os blocos congelados usados para compor sua estrutura e decoração. Mas os apreciadores de programas sobre a neve e o gelo (ou melhor, “dentro” deles) não precisam se preocupar. No inverno seguinte, podem voltar ao hotel, reconstruído com novas formas e decoração, ao sabor dos criativos decoradores.
 
 
























 
Confira mais detalhes através do site ICEHOTEL.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário