quarta-feira, 28 de maio de 2014

AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ARQUITETOS E ENGENHEIROS


Pelo fato de esses dois profissionais desenvolverem atividades com funções parecidas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o trabalho específico de cada um.
A VK pesquisou tudo sobre esse assunto, confira!

Arquitetos e Engenheiros podem trabalhar em muitos segmentos no mercado de trabalho, mas é na construção civil que eles normalmente atuam juntos.
O arquiteto normalmente é contratado para elaboração de planta, que trará a distribuição dos espaços internos, do entorno e da fachada da construção.
O engenheiro dimensiona as vigas e colunas, calcula a distribuição das cargas e projeto as instalações hidráulicas.
Embora a "rixa" que já é histórica entre engenheiros civis e arquitetos já tenha virado piada, professores dos dois cursos explicam que as profissões se complementam e são igualmente importantes em uma obra.
Em grandes obras, normalmente engenheiros e arquitetos trabalham em conjunto. Já nas pequenas os dois profissionais podem se responsabilizar por diversas atividades envolvidas na construção.

Na universidade

Ainda que arquitetos e engenheiros tenham atribuições para projetar e construir, as graduações apresentam grades curriculares bem diferentes.
No curso de Arquitetura e Urbanismo a formação na área envolve tanto conhecimentos ligados à Enge­nharia Civil (cálculos e projetos estruturais, projetos elétricos de baixa voltagem e projetos hidráulicos) quanto disciplinas como Conforto Ambiental e História da Arte.

No curso de Engenharia Civil, por sua vez, os alunos contam com formação mais sólida em matemática e física.
O curso de Engenharia tem cinco áreas de formação: construção civil; estruturas; geotecnia (mecânica dos solos, rochas e fundações), hidráulica e saneamento; e transportes (formação para a construção de estradas, ferrovias, portos e aeroportos).
Os estudantes também têm aulas de desenho e projeto arquitetônicos, mas esses conteúdos são apenas complementares.





 

15 SKYLINES DE CIDADES

A palavra inglesa Skyline refere-se ao horizonte artificial que a estrutura geral de uma cidade gera, ou, em português, panorama urbano.
Há centenas de belos skylines da cidade no mundo. Alguns levam a sua beleza por causa da própria arquitetura, enquanto outros são complementados por seu meio natural. Em ambos os casos, a forma como um fotógrafo escolhe para capturar um horizonte específico tem tanto impacto sobre a imagem final como o próprio horizonte.
 
 
San Diego
 


Londres, Inglaterra



Hong Kong, China 


Jacarta, Indonésia
 
 
Richmond, Virgínia
 
 
Louisville,  Kentucky

 
Portland, Oregon - EUA
 
 
Toronto, Canadá

 
Xangai ou Shanghai, China

 
Nova Iorque, EUA

 
Paris, França
 

Sydney


Califórnia
Buenos Aires
 
Boston



 



PAISAGENS DE TIRAR O FÔLEGO

Todos os anos sonhamos e planejamos tirar alguns dias para descansarmos em um determinado lugar. A VK preparou uma seleção de fotos que irão despertar em vocês uma ENORME vontade de preparar um cantinho especial para suas próximas férias... Ressaltando que apreciamos muito a natureza envolvendo a arquitetura, quanto mais verde mais belo! O ar puro das florestas, a sensação que as montanhas despertam em nós, a brisa do mar, as flores e o pôr do sol que valorizam cada detalhe de onde estamos.
São fotos de paisagens maravilhosas que encontramos e confesso: fiquei com muita vontade de pegar a estrada!

 
 



 
 
 
 











 


 
 








 
 
 
 



terça-feira, 27 de maio de 2014

AS 10 CONSTRUÇÕES MAIS SUSTENTÁVEIS DO MUNDO

Encontramos um site muito interessante que mostra algumas atitudes sustentáveis que podem fazer a diferença no mundo. Porém, o que mais nos chamou atenção foram as Construções Ecologicamente Corretas, que é uma tendência mundial capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável no planeta. Certamente, existem outras construções sustentáveis que poderíamos mostrar a vocês, mas a  seguir, separamos algumas construções consideradas as dez mais sustentáveis do mundo.


Bank of America, Nova Iorque – EUA


Esse edifício construído em parte por materiais reciclados foi projetado para aproveitar a luz solar ao máximo na iluminação e energia interna, bem como a água da chuva, que é reutilizada em suas dependências.

Crystal Island, Moscou – Rússia

 
Essa belíssima construção produz sua própria energia elétrica, por meio das energias solar e eólica, abastecendo a sua capacidade interna para 30 mil pessoas.

CH2, Melbourne – Austrália

 
Esse é o prédio da prefeitura da cidade, projetado para economizar água e energia, além de possuir sistemas para reciclagem de esgoto e turbinas eólicas para geração de energia.

Cor, Miami – EUA

 
Além de uma edificação sustentável, com turbinas eólicas e placas solares para geração de energia, bem como sombreamento para refrigeração natural, essa é uma obra de arte encantadora.
 
BMW Welt, Munique – Alemanha
 
 
O edifício da BMW tem um desenho único que o torna muito bonito, graças as suas placas solares que geram energia elétrica para uso interno.

India Tower, Mumbai – Índia

 
A arquitetura diferenciada desse prédio permite que ele tenha uma iluminação e ventilação natural durante todo o dia, além de propiciar uma ampla captação da água da chuva para reutilização.

Burj Al-Taqa, Dubai – Emirados Árabes


Uma grandiosa construção autossustentável, que consegue se abastecer com energia solar e eólica, além de possuir um sistema de refrigeração que utiliza a água do mar para resfriamento interno.

Masdar, Abu Dhabi – Emirados Árabes


Essa cidade é toda planejada com características sustentáveis. Seu projeto inclui objetivos como geração zero de resíduos e também emissão zero de CO2, priorizando o transporte público para seus habitantes.

Clinton Presidential Library, Little Rock – EUA

 
A incrível biblioteca foi projetada para utilizar fontes de energias renováveis, assim como reciclar ao máximo seus resíduos. Mas o diferencial da obra é seu jardim no telhado, que amplia a área verde e regula a temperatura do prédio.


Residência Antilia, Mumbai – Índia


Esse edifício ecologicamente correto é a residência da família do magnata indiano Mukesh Ambani. Sua arquitetura exclusiva projeta alguns dos seus vinte e sete andares para serem jardins suspensos na mansão vertical.



Informações: Atitudes Sustentáveis