Um edifício com telhados verdes, fachada de algas, estufa para cultivo de alimentos orgânicos e jardins suspensos foi projetado em Estocolmo para abrigar uma escola onde os estudantes aprenderão sobre a importância da sustentabilidade e da utilização de materiais e alimentos orgânicos locais
A ideia inicial era criar, na capital da Suécia, um edifício para abrigar um novo tipo de escola, que, através da educação ativa, introduzisse a abordagem moderna de um estilo de vida sustentável, começando pelas crianças no jardim da infância e chegando aos estudantes do ensino médio.
A Escola Verde deveria, portanto, ser instalada em um prédio cuja proposta arquitetônica, além de atender ao programa, contemplasse a sustentabilidade em todos os seus aspectos. Com grande variedade de espaços públicos, áreas para alojamento de estudantes e para a produção de alimentos orgânicos, o projeto do escritório dinamarquês 3XN é também exemplo excepcional de arquitetura sustentável.
Para a construção do edifício de 22,8 mil metros quadrados e mais uma estufa de 1,6 mil metros quadrados, os arquitetos desenharam dois arcos adjacentes que apresentam uma série de rotações e níveis deslocados, solução que permite a criação de átrios e terraços verdes. Assim, parte da cobertura de cada pavimento se transforma em jardim e área de circulação para o andar seguinte, conduzindo os pedestres a partir do piso inferior, no lado norte, até a parte superior do prédio, no lado sul. Como prolongamento natural dos jardins, os átrios amplos e com farta luz natural oferecerão espaço para a aprendizagem espontânea e partilha de conhecimento.
Informações: Finestra
Nenhum comentário:
Postar um comentário