Pelo fato de esses dois profissionais desenvolverem atividades com funções parecidas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o trabalho específico de cada um.
A VK pesquisou tudo sobre esse assunto, confira!
Arquitetos e Engenheiros podem trabalhar em muitos segmentos no mercado de trabalho, mas é na construção civil que eles normalmente atuam juntos.
O arquiteto normalmente é contratado para elaboração de planta, que trará a distribuição dos espaços internos, do entorno e da fachada da construção.
O engenheiro dimensiona as vigas e colunas, calcula a distribuição das cargas e projeto as instalações hidráulicas.
Embora a "rixa" que já é histórica entre engenheiros civis e arquitetos já tenha virado piada, professores dos dois cursos explicam que as profissões se complementam e são igualmente importantes em uma obra.
Em grandes obras, normalmente engenheiros e arquitetos trabalham em conjunto. Já nas pequenas os dois profissionais podem se responsabilizar por diversas atividades envolvidas na construção.
Na universidade
Ainda que arquitetos e engenheiros tenham atribuições para projetar e construir, as graduações apresentam grades curriculares bem diferentes.
No curso de Arquitetura e Urbanismo a formação na área envolve tanto conhecimentos ligados à Engenharia Civil (cálculos e projetos estruturais, projetos elétricos de baixa voltagem e projetos hidráulicos) quanto disciplinas como Conforto Ambiental e História da Arte.
No curso de Engenharia Civil, por sua vez, os alunos contam com formação mais sólida em matemática e física.
O curso de Engenharia tem cinco áreas de formação: construção civil; estruturas; geotecnia (mecânica dos solos, rochas e fundações), hidráulica e saneamento; e transportes (formação para a construção de estradas, ferrovias, portos e aeroportos).
Os estudantes também têm aulas de desenho e projeto arquitetônicos, mas esses conteúdos são apenas complementares.
lixooo
ResponderExcluir